VALÊNCIA DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO

A Valência de Atendimento e Acompanhamento funciona nas instalações da sede da Instituição, de segunda a sexta-feira, entre as 9:00 e as 17:30.

Objetivos

  • Assegurar às utentes e seus filhos o acesso a bens alimentares e materiais de primeira necessidade.

 

 

 

  • Promover o atendimento, diagnóstico e acompanhamento da situação pessoal, social e económica das utentes e seus filhos, e facultar soluções que visem mitigar as situações de risco que promovam a sua autonomia.
  • Prestar formação às utentes que lhes confira as competências parentais necessárias ao bom desenvolvimento dos bebés e crianças, nomeadamente nos domínios dos cuidados básicos de higiene, alimentação, saúde e educação, bem como gestão doméstica e financeira, necessárias à sua autonomia.

 

  • Assegurar formação escolar e profissional às utentes, que permita a conclusão do ensino obrigatório, quando aplicável, e confira competências para concorrer no mercado do trabalho.

Parceiros Institucionais

O Centro da Mãe – Instituição Particular de Solidariedade Social desenvolve o seu trabalho em estreita colaboração e troca de informação com diversos parceiros institucionais, nomeadamente, o Centro de Segurança Social da Madeira, o Serviço de Saúde da RAM, E.P.E, Direção Regional de Educação, a Equipa Multidisciplinar de Assessoria ao Tribunal de Família e Menores do Funchal, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, os Centros de Acolhimento Temporário, bem como outras Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Prioritariamente, a Instituição desenvolve o seu trabalho em articulação com as famílias e companheiros das utentes, promovendo, sempre que possível e desejável, encontros regulares, dentro e fora da Instituição.